facebook twitter instagram

Notícias

Informativo Técnico para os Atletas de 6K e 12K

Informações técnicas e de segurança!
 
DESCRITIVO DE PERCURSO – 6 KM:
 
- 5930 m de trilha e caminhos de terra (98,7%);
- 81 m de calçamento (1,3%);
 
O Percurso dos 6k será praticamente todo de trilha de terra batida, em volta da Lagoa do Encanto. A maior parte é arborizada e com uma altimetria basicamente plana, com leves oscilações. Em alguns trechos existem algumas erosões, bem como alguns córregos de água intermitentes, que merecem atenção especial do atleta na passagem. O percurso é sinalizado pela própria fazenda a cada 500 m, com placas de km. Este percurso possui interface com o percurso dos 12 km. Aproximadamente no km 2 do RD6K existe uma confluência das trilhas de 6 km e 12 km e todos os atletas correrão juntos neste trecho.

Um pouco antes do km 3 do RD6K haverá o Ponto de Hidratação (tanto para quem corre 6 km, como 12 km). E neste mesmo local tem a bifurcação dos 6 km e 12 km. Os atletas do RD6K deverão seguir em frente, conforme orientação das placas de sinalização. Já próximo ao km 4 do RD6K, os atletas encontrarão de novo uma confluência das trilhas dos dois percursos – 6 e 12 km. Todavia, os atletas de 6 km devem continuar sempre em frente pelo caminho principal que margeia a lagoa. E no km 5,7, os atletas chegarão ao trecho de calçamento. Aí é só seguir para a reta de chegada!
 
DESCRITIVO DE PERCURSO – 12 KM:
 
- 3560 m de asfalto (28,1%);
- 9021 m de trilha / caminhos de terra (71,3%)
- 81 m de calçamento (0,6%)
 
O percurso dos 12k começa com um terreno de terra batida; após 170 m, deve-se ter cuidado na descida para o trecho de asfalto (possui um degrau). A partir daí, são cerca de 2,5 km de asfalto com um aclive bem acentuado, saindo de 34 m para 91 m. Nos trechos de asfalto, os atletas devem seguir a sinalização de cones e correr pelo corredor de cones, sempre entre os cones e o meio-fio. Após 2,4 km se inicia uma descida bem acentuada (é bom ligar o abs), ter cuidado nessa descida, pois ao final dela, no ponto de transição de asfalto para calçamento e de calçamento para trilha, existem algumas irregularidades no terreno. No km 2,7 começa o single-track e no km 3, tem a confluência dos percursos de 6 km e 12 km. Neste local, aprecie a beleza da Lagoa do Encanto!
 
Na sequência, no km 3,9, tem o primeiro posto de hidratação e também a bifurcação das provas de 6K e 12K. Neste local, os atletas de 12K deverão subir a trilha à esquerda!
 
Depois de uma subida íngreme, mas pequena, realiza um percurso de cerca de 700 m de asfalto até retornar novamente para a trilha da lagoa, através de um declive que deve ser vencido com bastante cuidado. Após retornar à trilha da lagoa, pode seguir a prova até o final.
 
Importante: o atleta da prova de 12K passará a primeira vez pela chegada, mas não deve entrar no caminho do pórtico, mas sim seguir pelo corredor lateral à direita e paralelo, cruzando o pórtico por fora! Basta seguir a orientação das placas de sinalização.
 
Após o pórtico, haverá o segundo Posto de Hidratação do percurso de 12K e logo após, o atleta segue a trilha margeando a Lagoa do Encanto! No km 8,7, o atleta de 12K passará novamente pelo trecho do píer. E no km 9,6 terá o terceiro posto de hidratação (o mesmo ponto do posto 1). Nesta segunda volta, o atleta deverá seguir em frente margeando a trilha da lagoa. Ao final, perto da chegada, o atleta de 12K (da 2ª volta) já poderá entrar na reta final para o pórtico de chegada!
 
SEGURANÇA:
 
Preparando-se para o RUNNING DAVENTURA:
* Sono 08h
* Alimentação (moderada)
* Hidratação (frequente)
* Se utiliza medicação de horário ou  emergência, portar a medicação  ( insulina, pressão,  labirintite,  asma, coração e alergênicos)
* Usar Roupas leves próprias para prática esportiva.
* Utilize a Camisa e a viseira do RUNNING DAVENTURA; e lembre-se de usar protetor solar.
* Calçados fechados apropriados para a prova e bem amarrados.
Dica: colocar o cadarço para dentro do calçado!
Estude previamente o circuito da sua prova 12km / 6 km acessando os croquis (veja aqui).
 
Prova :
* Ao chegar na Arena identifique o local da Largada e o sentido do percurso.
* Antes da largada concentre-se, mantenha a respiração constante, sinta a emoção da largada e largue com tranquilidade, evitando tumulto, afinal, você terá uma corrida inteira para curtir!
* Siga as sinalizações de prova e de emergência.
* Não ultrapasse as sinalizações com FITA ZEBRADA.
* Permaneça na trilha orientada e siga a sinalização da prova. O circuito da prova e cercado por mata fechada e lagoa.
* Não acesse a lagoa ou as suas margens,  risco de queda e afogamento.
* Existem animais na área de mata  se vir algum, desvie - se dele. Não tente tocá-los.
* Animais peçonhentos podem ser encontrados em ambiente natural (borboletas,  taturanas,  besouros,  abelhas, marimbondos, formigas, escorpiões, aranhas e cobras).
* Evite tocar em árvores e galhos baixos.
* Não sente ou deite em meio a vegetação.
* Não tire os calçados.
* Algumas áreas sofrem erosão por conta das chuvas. 
* Atenção com a quebra de talude.
* Lamaçal pode se formar em áreas baixas do terreno, cuidado com escorregão.
* Algumas áreas estão protegidas com bio-mantas, cuidado para não emaranhar o calçado.
 
Em caso de Emergência:
Existem Postos de Atendimento de Emergência – Socorristas (camisa vermelha) ao longo das provas e 2 ambulâncias de apoio, uma localizada no estacionamento da Arena e outra na área no percurso.
* Ao perceber qualquer alteração fisiológica ou patológica, com você ou outro atleta, comunique imediatamente a um dos STAFS,  ou diretamente aos socorristas.
* Ao perceber ou ser comunicado por outro atleta que alguém passou mal ,  informe aos STAFS ou SOCORRISTAS,  informando o LOCAL da ocorrência.
* Se não puder prosseguir na prova,  comunique a um STAF ou SOCORRISTA.  Ele te conduzirá a uma rota de fuga.
* Estando no Estacionamento, busque atendimento na Ambulâncias UTI estacionada nessa região.
* Estando na ARENA, busque atendimento no Ponto de Apoio na área dos quiosques.
* Não coma frutos e frutas desconhecidos  encontrados na vegetação ao redor dos circuitos, eles podem ser nocivos.
* Se sofreu uma queda, pare e perceba a existência de dor ou deformidade em membros ou articulações. Peça ajuda.
* Existem o risco de queda de árvores ou galhos. Fique atento a sons de deslocamento de folhas ou madeira.
* Existem obstáculos físicos no circuito da lagoa, principalmente Circuito KIDS  e 06 KM. Não tente pular ou passar através, desvie pela lateral!
* Existem áreas alagadas, charco e córregos. Cuidado ao passar sobe eles!
 
Previsão do tempo:

Fonte: https://tempo.cptec.inpe.br/ba/simoes-filho
 
Aproveite sua prova com consciência e segurança!
Boa prova a todos!

2014 - 2018 - DAVENTURA. Todos os direitos reservados.